• Period: Nov 28, 1450 to

    Aspectos da música vocal em períodos distintos

    Aspectos da música vocal em períodos distintos
  • Nov 28, 1500

    Música Medieval

    Música Medieval
    Música MedievalInicialmente o canto a capella, utilizado na liturgia da Igreja cristã católica, é estruturado com melodia única, geralmente cantada por vozes masculinas (dos sacerdotes cristãos), com ritmo livre que seguia o ritmo prosódico das palavras latinas dos salmos e orações. Mais à frente passou a ser usado como tema básico nas composições polifônicas como os organum, sendo chamado de cantus firmus.
  • Música Renascentista

    Música Renascentista
    Renascimento Música vocal polifónica: composição vocal com diferentes vozes que cantam em simultâneo, na qual cada uma das vozes canta uma melodia diferente das restantes.
    As formas vocais mais importantes deste período são: os madrigais, a missa, e o motete.
  • Música Barroca

    Música Barroca
    Música Barroca Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.
  • Música Clássica

    Música Clássica
    Música Clássica A ópera continuou seu desenvolvimento, com estilos regionais evoluindo paralelamente na Itália, na França e nos países de fala alemã, e a ópera-bufa, ou ópera cômica, conquistou maior popularidade. A sinfonia despontou como forma musical, e o concerto foi desenvolvido até se tornar um veículo para demonstrações de virtuosismo técnico dos instrumentistas.
  • Romantismo do Sec XlX

    Romantismo do Sec XlX
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo' >Na ópera, os compositores mais notáveis foram Verdi e Wagner. O primeiro procurou escrever óperas, em sua maioria, com conteúdo épico ou patriótico - entre as quais as óperas Nabucco, I Vespri Sicilianni, I Lombardi nella Prima Crociata - embora tenha escrito também algumas óperas baseadas em histórias de amor como La Traviata; O segundo enfocava histórias mitológicas germânicas, caso da Tetralogia do Anel do Nibelungo e outras óperas como Tristão e Isolda.
  • Música do sec XX

    Música do sec XX
    Música do sec XXNa verdade, ao longo do século XX, a atividade coral adquiriu novas funções e características além daquelas que já se conhecia. A natureza social e amadora que norteou a prática coral do século XIX foi mantida e, ao seu lado, duas outras importantes características foram acrescentadas: uma noção aprimorada de grupo coral como instituição organizada e uma maior preocupação estética com sua sonoridade.